domingo, 7 de dezembro de 2008

Entenda melhor da moda sustentável

A moda preocupada com o meio ambiente está na moda. É só ver a quantidade de vezes em que se ouve falar de "orgânico", "sustentável" e "reciclado" nos veículos jornalísticos especializados, nas etiquetas das roupas, nos anúncios publicitários.

Mas você sabe exatamente o que elas querem dizer? Se a resposta é não, então leia a tradução de alguns dos termos mais utilizados na moda eco-friendly..


*Orgânico: Um tecido é orgânico quando é feito de plantas que passam longe de pesticidas químicos e mudanças genéticas. O mesmo vale para materiais como couro ou pele animal. Por exemplo: algodão, lã e couro podem ser orgânicos. A questão é: os agentes químicos dos tecidos convencionais poluem o ar e a água e ainda deixam resíduos que podem causar irritação quando a roupa entra em contato com a pele. Mais: usar algodão orgânico causa menos impacto ambiental do que o comum, que leva no processo de industrialização 16% de todo o pesticida utilizado no mundo, segundo o libreto de conscientização publicado em 2008 pelo site Fashion Conscience, uma espécie de e-Bay ecológico..

*Sustentável: Roupas sustentáveis são aquelas feitas com materiais e processos que causam o menor dos impactos no meio ambiente. Isto é, roupas feitas com fibras e tecidos reciclados, escolhidos a dedo (bambu, cânhamo e soja, por exemplo, são fibras de fácil abastecimento por seu rápido crescimento) e pensadas sem que haja desperdício de tecido. A questão é: a indústria têxtil é a número quatro no ranking das que mais consomem recursos naturais, de acordo com o Environmental Protection Agency, orgão americano que estuda a preservação do meio ambiente..

*Reciclado: Para que uma peça de roupa seja reciclada, ela deve ser feita de partes que já existiam antes. Ou seja: os tecidos, fibras, metais e aviamentos devem ser reaproveitados de outras peças de roupa prontas. A questão é: isso previne o desperdício de materiais úteis e reduz o consumo de outros novos (junto com toda a energia e os processos químicos necessários para que sejam feitos). Outra vantagem de tornar o velho novo: as peças recicladas são, na maioria das vezes, peças únicas..

*Vegan: O veganismo é praticado por pessoas que, além de não comerem carne, não usam nada cujo material venha de animais ou que seja testado neles. Na moda vegan, portanto, roupas, sapatos e outros acessórios são feitos com materiais alternativos ao couro. Valem o pleather (do inglês, plastic + leather – uma versão plástica do couro, mais leve e mais barata), o vegetan (feito a partir de uma microfibra), o lorica (uma versão feita com microfibra japonesa), o birko-flor e o biribuk (opções desenvolvidas pela marca de calçados Birkenstock), o vinil - que também é conhecido como PVC - e a lona. A questão é: evitar a poluição e os problemas climáticos que a produção de carne gera. Segundo o Fashion Conscience, a produção de carne mundial tem mais impacto ambiental do que a produção de carros. .

*Fair Trade: O fair trade (troca justa, na tradução literal para o português) é um conceito aplicado tradicionalmente na produção de artesanato, café e chá. Mas entrou no vocabulário da moda eco-friendly. De acordo esse princípio, devemos pagar um preço justo para os trabalhadores e fornecedores de materiais para a fabricação das roupas.

*Tingimento verde: Roupas com tecidos coloridos sem uso de corantes químicos ou tóxicos. Há também a possibilidade de reutilizar a água da chuva no processo.

*Algodão orgânicoSegundo os fabricantes, é plantado e cultivado sem uso de agrotóxicos e tratado sem poluentes até se tornar tecido.

*Fio PET: É uma fibra sintética produzida principalmente a partir das garrafas PET (família do poliéster). É o mais comum, apesar de precisar ser misturado ao algodão – sem isso, ainda não há tecnologia que garanta conforto.

*Fibra de bambu: É obtida a partir da planta que, por não precisar de irrigação ou pesticidas para crescer, é uma opção ecologicamente “amigável”.

*Customização: A palavra entrou na moda no início dos anos 2000 e nunca mais saiu. Dar cara nova ao antigo ou usado é também uma maneira de evitar novas agressões ambientais.


Copiado Daqui

Um comentário:

Elba Aredes disse...

Adorei, este glossário fashion, vou fazer um link para meu blog, lixosustentavel.blogspot.com.

"Acho que os fins justificam os meios..." Acho que esta frase cabe neste caso. Temos a sensação que as atitudes sustentaveis, estão acontecendo, mas ninguém explica como? Quanto mais sabemos, mas poder temos para reinvindicar ou simplesmente optar.
Elba Arêdes,
design gráfica e consultor de MKT estratégico