sábado, 27 de dezembro de 2008

Carro mais seguro

A Mercedes-Benz está introduzindo em sua linha de sedãs, um novo conjunto de sistemas eletrônicos para proporcionar mais sensibilidade e inteligência, permitindo aos automóveis ganharem mais autonomia e segurança.
Assim como aconteceu em dispositivos do gênero lançados anteriormente, os novos sistemas de assistência foram ajustados com base em dados de acidentes reais, com a principal meta de evitar as colisões mais freqüentes e aquelas com graves conseqüências. Para isso, levou-se em consideração as causas mais comuns dos acidentes como distância de outros veículos, velocidade, sonolência, escuridão e saída da pista.


O primeiro sistema é o Attention Assist, que consegue determinar o estado de sonolência do motorista. Para tanto, ele leva em consideração a alteração no seu comportamento ao volante, levando em conta mais de 70 parâmetros. O principal objetivo é avisar o condutor ainda no estágio inicial da fadiga.
Já o Adaptive Highbeam Assist são os faróis que se adaptam automaticamente à situação de direção. Além disso, o sistema detecta veículos que vêm em sentido contrário ou que estejam se movendo à frente com luzes acesas e ajusta os faróis continuamente, de forma a sempre proporcionar o melhor alcance da iluminação possível, sem atrapalhar os demais motoristas.


Outro recurso é o Lane Keeping Assist, que visa impedir acidentes causados por saídas do carro da pista. Câmeras monitoram permanentemente o alinhamento do automóvel com a via e, combinadas com as informações recebidas dos controles operados pelo motorista, permite que o sistema detecte quando o carro sai da faixa de rolamento, avisando o motorista imediatamente.
Já o Speed Limit Assist lembra o motorista do limite de velocidade que está em vigor no trecho em que ele está trafegando. Uma câmera do pára-brisa detecta a sinalização das placas de trânsito e repete seu no display do velocímetro.


Visto e copiado Daqui

Nenhum comentário: